O Perfume: A História de Um Assassino

Oi leitores queridos,
     Olha eu nem vou prometer mais atenção para vocês, sempre que prometo não sumir acabo deixando o blog às moscas. Pois bem, trago hoje para vocês a resenha de um livro que já li há algum tempo.
     O Perfume: A História de Um Assassino, escrito pelo alemão Patrick Suskind e tendo a primeira publicação lançada em 1985, nos conta a história de Jean Baptiste Grenouille. Homem de talento incomum e ambições mais incomuns ainda.
     A história se passa na França do século XVIII. Grenouille é o dono do melhor e mais aguçado olfato que já existiu, sua ambição inicial é colecionar todos os cheiros do mundo. Através do olfato ele não apenas sente cheiros, como consegue desintegrá-los: Ao sentir o cheiro do mar ele consegue distinguir o aroma da água, o cheiro dos peixes, das pedras, da areia...
     Sua vida é marcada por desventuras e sofrimento. Jean Baptiste é um sobrevivente. Sobreviveu quando sua própria mãe tentou lhe matar. Sobreviveu quando foi largado em um orfanato. sobreviveu quando foi entregue quase como um escravo para morrer de tanto trabalhar nos curtumes franceses.
     Apesar de poder sentir todos os cheiros imagináveis, Grenouille deseja obtê-los guardados. Mas nenhum, nenhum cheiro se compara ao mais precioso perfume que ele ambiciona.
    Ele descobre como capturar o cheiro de mulheres, matando-as e conservando seus aromas mais sublimes.
     Desta forma Grenouille se torna o mais famoso serial killer da França, matando moças para compor o mais perfeito dos aromas, O Perfume.
    O livro é intrigante, interessante e intenso, porem extenso e prolongado. Em certos pontos a leitura se torna cansativa e parece que não flui. A maior ação concentra-se nos trechos finais do livro, fazendo com que o leitor fique entediado nos primeiros capítulos. Mas no fim... sabe aquela sensação de que valeu a pena?
     A forma de escrever do autor foi o que mais me encantou, ele descreve os cheiros nos mínimos detalhes. É impressionante, eu sentia nojo enquanto ele descrevia cheiros ruins. e me sentia extasiada quando eram descritos cheiros agradáveis. Vale muito a pena ler!

Nota:5
Leria de novo: Com certeza!
Beijos
Néury

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. OI o nome ja diz muito!
    Vou atras desse livro para ler!!!!

    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor nesta resenha ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/10/a-filha-da-minha-mae-e-eu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro Naylane. Vale muito a pena ler.
      Já estou te seguindo.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Eu venho de blog de Leticia, livrosvamosdevoralos, e eu amo o seu canto, então se você não se importa, eu gostaria de seguir o seu espaço mágico e fascinante.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Existe filme desse livro? Porque juro que já vi esse nome num filme! Parece ser bom a beça!

    Primeira vez que entro aqui no seu blog, bem legal e bonito!
    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Wandressa,
      Tem sim! É um ótimo filme, bem fiel ao livro.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Sério que esse livro é assim? Quando li "Perfume" pensei que fosse algo mais romântico. Invejei esse cara pelo olfato dele, só sei diferencias o cheiro de chocolate e de café, acho que é o vício, rs.
    Adorei sua resenha e sem dúvidas procurarei ler o livro, ele parece ser ótimo, adoro serial killers (só no mundo fictício).

    Querida, te indiquei um selinho, ficaria feliz em ler suas respostas. Olha lá: http://balanconasestrelas.blogspot.com.br/2013/11/selo-boa-opcao-de-leitura.html

    Um beijo. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati <3
      Eu também adoro um matador hehehe
      Mas o livro é lindo e bem romântico.
      É como se ele se apaixonasse por cada vítima e quisesse eternizá-la em forma de perfume.
      Obrigada pela visita e em breve responderei o seu selinho.

      Excluir
  5. Olá Néury,

    Primeiramente eu gostaria de dizer que eu adoro esse livro. Acho que perdi a conta de quantas vezes eu já o li. Apesar dos pesares, existe uma legião de pessoas que não gostam, por x motivos. Eu até que os compreendo. Mas eu queria aproveitar para deixar nosso link aqui de um Selo/Tag que fizemos recentemente e que você foi indicada. Bem, espero que goste e, continue sempre assim, divando total.

    http://solsticioeequinociooficial.blogspot.com.br/2013/11/selos-memes.html

    Att,
    V. I. Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom livro mesmo. Não entendo as críticas negativas, mas como nenhum livro é unânime...
      Obrigada pela visita
      Em breve responderei a tag

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos